O Arquivo Público do Distrito Federal, desde sua criação – 1985 – preocupou-se em resgatar, por meio da “História Oral”, a perspectiva dos pioneiros que estiveram envolvidos no complexo processo que foi a construção, transferência e consolidação de Brasília como a capital de todos os brasileiros. Para isso, criou, em seu Departamento de Pesquisa, o Programa de História Oral.
Como fruto desse importante trabalho de pesquisa, entrevistou pessoas de todas as profissões que participaram, direta ou indiretamente, da construção e consolidação de Brasília, por meio de “Linhas de Pesquisa”: Memória da Construção, Memória Filmográfica, Memória Fotográfica, Política e Sociedade, Comunidade e Arte, Yvonne Jean, Brasília Palace Hotel. São operários, construtores, arquitetos, engenheiros, comerciantes, jornalistas, escritores, agrônomos, fotógrafos, etc, que aqui chegaram para dar impulso à construção e à economia da recém-fundada capital.
O objetivo primário da criação do Programa de História Oral foi ampliar os horizontes das informações contidas nos documentos oficiais sobre a construção de Brasília. Na prática, a ideia foi a de compreender e complementar o acervo textual do Arquivo Público do Distrito Federal. Desta forma, a maior parte dos depoimentos está relacionada aos acervos arquivísticos sob a guarda do órgão.
Os depoimentos do PROJETO DE HISTÓRIA ORAL – MEMÓRIA DE PIONEIROS, seguem esta tradição do Arquivo Público do Distrito Federal e tiveram a intenção de entrevistar pioneiros da área da saúde e na área rural, e que se caracterizavam pelo protagonismo no complexo processo de criação e consolidação dessas áreas específicas, a partir do início da construção de Brasília. Para execução desses objetivos foram criadas duas linhas de pesquisa: “Brasília Saúde” e “Brasília Rural”.
Ao produzir documentos “orais”, gravação de depoimentos, desejou-se ampliar os horizontes das informações contidas nos documentos textuais, iconográficos e cartográficos, principalmente os documentos sob custódia do Arquivo Público do Distrito Federal, e também responder à urgência dessa modalidade de pesquisa histórica tendo em vista que grande parte dos pioneiros estava em idade avançada, tornando urgente a iniciativa.
Para facilitar o acesso ao conteúdo das entrevistas, foram preparados dois instrumentos de pesquisas com uma exaustiva indexação temática das entrevistas. Diferente da apresentação usual de palavras chaves do conteúdo das entrevistas, a “indexação temática” produzida para os catálogos procura apresentar exaustivamente todos os temas abordados pelo entrevistado de forma cronológica. Dessa forma intencionamos facilitar o cotejamento da informação apresentada nos catálogos e o áudio das entrevistas.
Depoimentos Orais – Linha de Pesquisa “Brasília Rural” – CATÁLOGO
Depoimentos Orais – Linha de Pesquisa “Brasília Saúde” – CATÁLOGO
Os áudios estão disponíveis na biblioteca do Arquivo Público.
ArPDF
Setor de Garagens Oficiais SGO Qd. 05 Lote 23 - CEP: 70.610-650 Brasília/DF - Tel.: (61) 3313-5981 arquivopublico@arquivopublico.df.gov.br