22/09/17 às 16h59 - Atualizado em 22/09/17 às 16h59

Fundo Administração Regional de Taguatinga

1. História Administrativa
 Uma das primeiras cidades satélites de Brasília, Taguatinga foi criado em junho de 1958 com o objetivo de abrigar as levas de migrantes que se instalava ao longo das vias de acesso entre a Cidade Livre e o Plano Piloto. José Maciel de Paiva foi o primeiro administrador da cidade, na época cargo denominado subprefeito, entre junho de 1958 e setembro de 1960.
A Lei nº 3.751 de 13 de abril de 1960 foi o primeiro diploma legal a dispor sobre a organização Administrativa do Distrito Federal, sendo a precursora da Regionalização Administrativa no Distrito Federal. Em dezembro de 1964 o decreto nº 456 regulamentou a numeração e a respectiva nomenclatura das Regiões Administrativas, oficializado Taguatinga com a terceira Região Administrativa do DF.
2. História Arquívistica e Conteúdo
Os documentos referentes à Administração de Taguatinga que fazem parte do fundo foram recolhidos pelo Arquivo Público em 24 de julho de 1995 e compreende um período que vai de 1960 a 1987.
Trata-se de documentação textual referente às atividades desenvolvidas pela Administração Regional de Taguatinga como legislação do Distrito Federal, textos históricos sobre a cidade, discursos de alguns de seus administradores, além de ofícios, correspondências, relatórios técnicos e administrativos, documentação sobre pessoal, contratos e convênios, recortes de jornais, projetos de programas sociais, de terminais de transporte, de feiras e bancas de jornal, programas de aniversários da cidade, projetos e diários de obras.
Crédito da foto: Vista aérea do Centro de Taguatinga, março de 1964.

Arquivo Público do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

ArPDF

Setor de Garagens Oficiais SGO
Qd. 05 Lote 23 - CEP: 70.610-650 Brasília/DF - Tel.: (61) 3313-5981 arquivopublico@arquivopublico.df.gov.br