4/11/22 às 15h24 - Atualizado em 8/05/24 às 11h34

Arquivo Público do DF recebe homenagem da TV Câmara Distrital em seu primeiro aniversário

Cléia Araújo

A TV Câmara Distrital comemorou o seu primeiro aniversário no dia 25 de outubro de 2022. A data especial foi celebrada no Mezanino que fica localizado na Torre de TV e contou com a presença de autoridades políticas e da comunicação.

A emissora brinda o momento como um sucesso na trajetória de apenas um ano, mas que já mostrou capacidade de transmitir informação, conteúdo de qualidade e o principal, a transparência da CLDF. Com 24 horas no ar, podemos conferir programas jornalísticos, educativos, esportivos, culturais e de utilidade pública.

A premiação contou com a presença do Superintendente do Arquivo Público do DF, Adalberto Scigliano, que em seu discurso emocionado afirma que a parceria vem resgatando histórias que ninguém contou através de entrevistas aos pioneiros da Capital Federal, se referindo ao Projeto Pioneiros.

O Projeto Pioneiros são memoráveis entrevistas, que homenageia grandes mulheres e grandes homens que com amor e determinação contribuíram significativamente para construção e consolidação de Brasília como um dos maiores patrimônios da humanidade.

É preciso enaltecer e fortalecer essa nobre parceria, pois através dela, proporcionamos o resgate e a imortalização de uma parte esquecida ou desconhecida da história da nossa capital. Como guardiões de história de Brasília, o Arquivo Público do Distrito Federal vem a público parabenizar com extremo orgulho o trabalho diligente que a TV Câmara Distrital desempenha frente a preservação da memória da nossa capital” ,parabeniza Adalberto Scigliano.

Durante os últimos 12 meses, foram gravados 14 programas do Projeto Pioneiros, dentre eles, o estagiário de Oscar Niemeyer que guardou os rascunhos do que não foi Brasília; Sr. Chiquinho,  pioneiro e proprietário do restaurante Beirute; Eldir Coelho, integrante de uma das  primeiras bandas de Brasília, os infernais; Paulo Octávio; Dr. Salviano Guimarães; Cosete Ramos, uma das primeiras educadoras do CASEB; Geraldo Vasconcelos; Osório Adriano, engenheiro que trabalhou na construção de Brasília, João Luís da Fonseca, construiu com uma sucata um carro denominado “ Patinho Feio”; Sr. José Ornelas, hoje  com 101 anos de idade concedeu entrevista, ele foi o primeiro governador do Distrito Federal.

“Como vocês podem ver, todos esses registros feitos pelas lentes da TV Câmara Distrital, nos permitiram assistir e imortalizar estes emocionantes episódios, que nos trouxeram fatos muitas vezes desconhecidos por nossos historiadores, relatados e vividos pelos próprios protagonistas”, completa Scigliano.

Os episódios estão disponíveis no canal do youtube, acesso o link abaixo:

Veja fotos do evento:

Arquivo Público do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

ArPDF

Setor de Garagens Oficiais SGO
Qd. 05 Lote 23 - CEP: 70.610-650 Brasília/DF - Tel.: (61) 3313-5981 arquivopublico@arquivopublico.df.gov.br