22/09/12 às 11h42 - Atualizado em 13/12/18 às 17h21

ArPDF organiza 1º Chá da memória no Cruzeiro

A cidade do Cruzeiro irá participar pela primeira vez do Chá da Memória, um projeto do Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF), que consiste em resgatar a história de uma localidade por meio das lembranças e recordações de seus pioneiros. O encontro, realizado em parceria com a Administração Regional do Cruzeiro, acontecerá no Centro Cultural Rubem Valentim, a partir das 14h. O jogo é bem simples: um montante de fotos seminais da cidade pertencentes ao acervo do Arquivo Público será distribuído entre os primeiros moradores da cidade que farão o reconhecimento de lugares, autoridades e eventos. Acredita-se que aproximadamente 50 pioneiros do Cruzeiro Velho e Cruzeiro Novo participem do evento.

Para a Coordenadora de Pesquisa, Cristiane Portela a oportunidade de levar a ação ao Cruzeiro pela primeira vez é um momento único, destacando a capilaridade do ArPDF em todo o Distrito Federal. “Essa receptividade aos chás da memória indica que encontramos uma estratégia metodológica interessante para viabilizar o papel do ArPDF”, destaca. “É uma ação que vai além dos pesquisadores, possibilitando o conhecimento àqueles que são atores centrais da história do DF”, emenda.

Segundo o historiador Rafael Fernandes, Diretor de Cultura da administração regional do Cruzeiro, a iniciativa do ArPDF é bem-vinda e irá coroar um sonho antigo dos moradores, ou seja, a criação de uma “Casa da memória” que ajude na preservação da história da cidade.

“É uma ideia almejada desde 1998 e que agora sai do papel com a chegada do pessoal do Arquivo Público”, conta Rafael Fernandes, autor do livro, Cruzeiro – Retratos de sua história (1959 – 2009), além de organizador de uma coletânea de poesias escritas por alunos do Cruzeiro. “Por isso a importância do ‘chá da memória’, um encontro que deve interessar milhares de moradores, sobretudo os pioneiros, que com certeza irão querer recordar um passado do qual eles são personagens da história local”, observa.

Arquivo Público do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

ArPDF

Setor de Garagens Oficiais SGO
Qd. 05 Lote 23 - CEP: 70.610-650 Brasília/DF - Tel.: (61) 3313-5981 arquivopublico@arquivopublico.df.gov.br