Walter Mello – O pai do ArPDF
Idealizador do Arquivo Público do Distrito Federal, instituição fundada em março de 1985, o baiano Walter Albuquerque Mello, hoje com 87 anos, formou em Serviço Social em Salvador, vindo para Brasília em agosto de 1960, após uma rápida temporada no Rio de Janeiro. Dois anos depois seria convidado a assumir a Fundação Cultural, atual Secretaria de Cultura. Mais tarde ficaria responsável pelas áreas de cinema e artes plásticas da instituição.
Em 1965, sob a coordenação de Paulo Emílio Salles Gomes, ajuda a montar a Primeira Semana do Cinema Brasileiro, ampliado dois anos depois para o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, primeiro evento do gênero do país.
Nomeado Diretor da Divisão de Patrimônio Histórico e Artístico, foi fundamental no tombamento da Pedra Fundamental de Planaltina e a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima na 307-308 Sul. A experiência o fez notar a necessidade da criação de uma instituição voltada para a preservação do patrimônio documental de Brasília. Nascia assim o Arquivo Público do Distrito Federal, do qual foi o primeiro Superintendente.
“Aquilo não podia ser um arquivo morto. Era preciso tornar a instituição útil”, comenta.
Chamado carinhosamente por Oscar Niemeyer de Walter “Cultura”, exerceu importante influência para várias gerações em todos os segmentos da arte em Brasília.
Ernesto Silva
ArPDF
Setor de Garagens Oficiais SGO Qd. 05 Lote 23 - CEP: 70.610-650 Brasília/DF - Tel.: (61) 3313-5981 arquivopublico@arquivopublico.df.gov.br