Enquanto a cidade de Brazlândia se prepara para a tradicional Festa do Morango, que acontece no final do mês de agosto, o Arquivo Público do Distrito Federal, por meio das coordenadorias de Pesquisa e de Educação e Cultura, trabalha para presentear a cidade com um curta-metragem produzido a partir de relatos de moradores que habitavam a cidade antes de Brasília ser construída.
A coordenadora de Pesquisa, historiadora Cristiane Portela e o coordenador de Educação e Cultura, sociólogo Guilherme França, além da gerente de História Oral, historiadora Isabel Crescencio, são os responsáveis pelo roteiro do documentário e pela seleção e entrevista dos pioneiros, o que levou o trio a visitar Brazlândia em várias oportunidades.
Preocupado com a qualidade técnica do audiovisual a ser oferecido à população, o ArPDF celebrou parceria com a Secretaria de Educação do DF, que disponibilizou técnicos do Canal E para fazerem a captação e edição de imagens e montagem do filme. De acordo com Cristiane Portela, o vídeo terá entre 10 e 15 minutos de duração.
Os integrantes do ArPDF envolvidos no projeto fazem questão de assegurar a importância do apoio da Administração Regional para tornar possível a realização do documentário.