Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, que foi médico, oficial da Polícia Militar mineira e político brasileiro que ocupou a Presidência da República entre 1956 e 1961. JK concluiu o curso de humanidades do Seminário de Diamantina, e, em 1920 mudou-se para Belo Horizonte.
Brasília é a terceira capital do Brasil, e a sede do Governo do Distrito Federal, após Salvador e Rio de Janeiro. A capital está localizada na região Centro-Oeste do país, ao longo da região geográfica conhecida como Planalto Central. Primeira menção ao nome de Brasília para a futura cidade apareceu em um folheto anônimo publicado em 1822, e, desde então, sucessivos projetos apareceram propondo a interiorização.
A primeira Constituição da República, de 1891, fixou legalmente a região onde deveria ser instalada a futura capital, mas foi somente em 1956, com a eleição de Juscelino Kubitschek, que teve início a efetiva construção da cidade, inaugurada ainda incompleta em 21 de abril de 1960, após um apertado cronograma de trabalho, seguindo um plano urbanístico de Lúcio Costa e uma orientação arquitetural de Oscar Niemeyer. Os edifícios mais complexos, como os Palácios e a Catedral, seguiram os projetos estruturais elaborados pelo Engenheiro Joaquim Cardozo.
59 anos!
“ Vocês vão ver os palácios de Brasília, deles podem gostar ou não, mas nunca dizer terem visto antes coisa parecida.” Oscar Niemeyer, Arquiteto.
ArPDF
Setor de Garagens Oficiais SGO Qd. 05 Lote 23 - CEP: 70.610-650 Brasília/DF - Tel.: (61) 3313-5981 arquivopublico@arquivopublico.df.gov.br