Memória da Construção é o projeto de pesquisa que levantou em acervos e entrevistas a existência de documentos e as visões de pessoas que participaram de algum modo da construção de Brasília. Já foram entrevistados 101 cidadãos representativos de vários segmentos sociais: arquitetos, técnicos, trabalhadores manuais, engenheiros, políticos, funcionários graduados, empresários, jornalistas, artistas plásticos, médico, entre outros. Ao serem formados os blocos temáticos, não se considerou a profissão original ou situação atual de cada entrevistado e sim o seu papel no período da construção.
Ernesto Silva, por exemplo, apesar de ser médico, foi enquadrado como funcionário graduado, por ter sido essa a sua principal função na construção da capital. Vários engenheiros eram, também, empresários. O depoimento de Nelson Cândido da Silva é um caso a parte, ele foi entrevistado por ter sido um dos responsáveis pela guarda da documentação da NOVACAP, antes da existência do ArPDF. Procurou-se, sempre que possível, identificar o vínculo institucional de cada entrevistado. Essa informação está presente nos temas ou na observação final.
Os temas sobre a construção e a transferência da capital brasileira, discutidos em vários textos historiográficos, foram abordados nos depoimentos. Em inúmeros casos, os entrevistados comentaram sobre outros enfoques da história contemporânea brasileira. Foram captadas visões múltiplas, algumas vezes coincidentes, outras vezes contraditórias.
Políticos e Funcionários Graduados
ArPDF
Setor de Garagens Oficiais SGO Qd. 05 Lote 23 - CEP: 70.610-650 Brasília/DF - Tel.: (61) 3313-5981 arquivopublico@arquivopublico.df.gov.br