Governo do Distrito Federal
26/11/21 às 15h44 - Atualizado em 26/11/21 às 16h37

ARQUIVO PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL PROMOVE TREINAMENTO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS PARA ADMINISTRATIVOS DA PMDF

COMPARTILHAR

O Arquivo Público do Distrito Federal – ArPDF, em mais uma ação de orientar e acompanhar as atividades de gestão de documentos público, realizou nesta semana, de 22 a 26 de novembro, um treinamento técnico, na modalidade EAD, para os membros das Comissões Locais de Avaliação de Documentos (CLAD), da Polícia Militar do Distrito Federal.

 

Participaram do treinamento aproximadamente 30 policiais da área administrativa da corporação, que agora estão habilitadas e capacitadas para desenvolver as atividades ligadas à gestão de documentos, com ênfase no correto tratamento técnico dos documentos sob a custódia das OPM´s da PMDF.

 

A Gestora em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Arquivo do Arquivo Público do DF, Taiama Mamede, se diz realizada em poder transmitir, a outros servidores do GDF, toda a expertise adquirida pelo ArPDF ao longo dos anos. Para Taiama é importante que os órgãos e autarquias do DF estejam preparados para gerir todo o acervo documental.

 

“Os arquivos do GDF são um verdadeiro tesouro e a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da PMDF está de parabéns pelos avanços que têm feito na gestão de documentos”, diz Taiama.

 

Ainda durante o curso, os participantes responderam a uma rápida pesquisa satisfação da qualidade empregada ao treinamento.

 

“O curso foi de muita importância para facilitar o entendimento das legislações pertinentes ao acervo público, e ainda ajudou a sentir mais confortável com a prática”, disse um dos participantes.

 

“A didática foi muito boa, explicação simples o objetiva sobre o tema. O que nos levara ao conhecimento mais amplo e a pratica a ser empregada a partir de agora nas sessões”, discorreu um deles.

 

“O curso é essencial para o controle, tratamento e destinação dos documentos do acervo público”, falou um dos participantes do curso.

 

O acordo de cooperação, firmado entre o ArPDF e A PMDF visa aperfeiçoar o próprio Sistema de Arquivos do DF (SIARDF), bem como o Sistema de Arquivos da PMDF (SIARQ/PMDF), nas questões afetas à gestão de documentos em todo Distrito Federal, uma vez que compete ao Arquivo Público do Distrito Federal, nos termos do art. 8º da Lei nº2.545/2000: “a orientação e o acompanhamento das atividades de gestão documental desenvolvidas pelos órgãos e entidades do Poder Público do Distrito Federal, a guarda e a preservação permanente dos documentos públicos e de caráter público e a implementação da política distrital de arquivos.” Ademais o Arquivo Público do DF é o órgão central do Sistema de Arquivos do Distrito Federal, conforme o inciso I do art. 7º da Lei nº2.545/2000, e possui a função de integrar os arquivos e as comissões desse Sistema.

 

A portaria que permitiu a ação conjunta foi assinada em 17 de novembro último, entre o Comando-Geral da Polícia Militar do Distrito Federal, e o ArPDF, em uma iniciativa de seus representantes o Cel. Márcio Cavalcante de Vasconcelos e o Superintendente do ArPDF, Adalberto Cícero Scigliano.

Arquivo Público do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

ArPDF

Setor de Garagens Oficiais SGO
Qd. 05 Lote 23 - CEP: 70.610-650 Brasília/DF - Tel.: (61) 3361-7739 arquivopublico@arquivopublico.df.gov.br