Nesta quinta-feira (24), o portal de notícias 7Minutos reservou, em sua coluna Jet7 Brasília, um espaço particular para tratar sobre a presença marcante dos Ipês na vegetação de Brasília. Diante disso, o Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF) teve a missão de compartilhar um pouco da história da árvore que destaca a chegada da seca à capital federal.
O Superintendente do ArPDF, Adalberto Scigliano, e o historiador e responsável pela Gerência de Difusão (GEDIF) do órgão, Elias Manoel da Silva, produziram um documento que aborda as características históricas do planejamento de arborização de Brasília.
Nele, é possível encontrar informações específicas sobre a plantação de Ipês na capital, provenientes do livro “Brasília Agrícola – sua história”, do Diretor de Terras e Agricultura da NOVACAP, Joaquim Tavares. Presente na biblioteca do ArPDF, a obra conta que a cultura das árvores começou antes mesmo da inauguração da cidade.
Segundo Joaquim Tavares, no dia 21 de setembro de 1959, em comemoração ao Dia da Árvore, foram plantadas mil mudas de árvores em Brasília. “De acordo com o programado, às sete horas do dia vinte e um de setembro o presidente plantou um ipê, onde está até hoje, na quadra 713 da W3 Sul. Às dezoito horas na quadra fronteiriça à Escola Parque da W3 Sul, JK plantou uma acácia”.
ArPDF
Setor de Garagens Oficiais SGO Qd. 05 Lote 23 - CEP: 70.610-650 Brasília/DF - Tel.: (61) 3313-5981 arquivopublico@arquivopublico.df.gov.br