Nos idos de 1867, durante os primeiros anos dos conflitos relacionados à Guerra do Paraguai, o governo imperial brasileiro percebeu quanto era pouco cartografado as vastidões do território dos sertões, principalmente dos caminhos por terra que levava às províncias que faziam parte da fronteira Oeste do Império brasileiro, Mato Grosso e Goiás.
Portanto, um dos primeiros problemas a serem enfrentados pela força de guerra do Brasil era em relação à cartografia: fazer o levantamento do que já existia bem como elaborar novos mapas que ajudassem na circulação de tropas e de informações.
Um exemplo dessa dinâmica para a cartografia foi, “a chamada Força Expedicionária, liderada por Alfredo d’Escrangnolle Taunay que, pela primeira vez, mapeou e reconheceu oficialmente o caminho por terra ligando o litoral paulista ao território paraguaio, na região em que hoje se localiza grande parte do território do estado do Mato Grosso do Sul”.1
Consideramos que a presente “Planta da Cidade de Goyaz”, copiada em 1867 de um exemplar do Arquivo Militar da Corte pelo engenheiro militar Capitolino Peregrino Severiano da Cunha, foi elaborada para subsidiar os conhecimentos do território e das cidades dos sertões no contexto da Guerra do Paraguai.
Leitura paleográfica:
Planta da Cidade de Goyaz
Archivo Militar, 1° de Outubro de 1867.
Confere, Archivo Militar da Côrte, 2ª Secção, 1º de Outubro de 1867.
M.el F. C. de Oliv.a Soares
T.e C.el Chefe da 2ª Secção.
Copiada pelo Cap.m de E. M. de 1ª C.e B.el Capitolino Peregrino Severiano da Cunha
Legenda:
Referências:
1 – CAVENAGHI, Airton José. Uma guerra, dois mapas e duas fotografias. O sertão do noroeste paulista e a aventura do registro iconográfico ao final do século XIX. Proj. História, São Paulo, (32), p. 191-219, jun. 2006. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/download/2424/1514>.
Fonte – Arquivo Histórico do Exército
Medidas – 48 cm × 37 cm.
Localização – CO-GO-10.01.3699
Data – 1867
ArPDF
Setor de Garagens Oficiais SGO Qd. 05 Lote 23 - CEP: 70.610-650 Brasília/DF - Tel.: (61) 3313-5981 arquivopublico@arquivopublico.df.gov.br