Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/11/17 às 10h26 - Atualizado em 28/11/17 às 9h48

Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade das Atividades-Meio

O Código de classificação de documentos de arquivo para a administração pública: atividades-meio e a Tabela básica de temporalidade e destinação de documentos de arquivo relativos às atividades-meio da administração pública, foram elaborados por técnicos do Arquivo Nacional, da antiga Secretaria da Administração Federal e do Ministério do Planejamento e Orçamento. Nesses instrumentos arquivísitcos constituem elementos essenciais à organização dos arquivos correntes e intermediários, permitindo acesso aos documentos por meio da racionalização e controle eficazes das informações neles contidas.

 

O Conselho Nacional de Arquivos-Conarq, vinculado ao Arquivo Nacional, analisou e aprovou esses instrumentos amplamente discutidos por suas Câmaras Técnicas de Classificação e Avaliação de Documentos. A aplicação desses instrumentos deverá ser acompanhada pela instituição arquivística na sua específica esfera de competência.

 

A utilização desses instrumentos, além de possibilitar o controle e a rápida recuperação de informações, orientará as atividades de racionalização da produção e fluxo documentais, avaliação e destinação dos documentos produzidos e recebidos, aumentando a eficácia dos serviços arquivísticos da administração pública em todas as esferas.

 

No Distrito Federal o Plano de Classificação e a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos das Atividades-Meio foram recepcionados pela Portaria Conjunta nº 10, de 15 de março de 2016 da Secretaria de Estado da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais e da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão do Distrito Federal.

Arquivo Público do Distrito Federal - Governo de Brasília

ArPDF

Setor de Garagens Oficiais SGO Qd. 05 Lote 23 70.610-650 - Brasília/DF Telefone: (61) 3361-7739 E-mail: arquivopublico@arquivopublico.df.gov.br