Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/09/17 às 15h17 - Atualizado em 26/09/17 às 15h18

Fundo Juca Chaves

Nascido no município pernambucano de Água Preta, José Ferreira de Castro Chaves, o Juca Chaves, morava no Rio de Janeiro onde conheceu o presidente Juscelino Kubistchek, de quem era grande amigo. Formado em Engenharia na Politécnica no Largo de São Francisco – atualmente Universidade Federal do Rio de Janeiro – era diretor técnico e sócio da Empresa de Construções Gerais – EGG, quando começou sua relação com a nova Capital do Brasil nos fins doa anos 50.
Integrou o grupo de amigos de Juscelino Kubitschek que viabilizou a construção do Catetinho, mas também teve seu nome envolvido na construção de outros importantes prédios da cidade como a Granja do Ipê, do prédio do Branco do Brasil e da SQS 108. Permaneceu em Brasília até 1964, quando retornou para a cidade do Rio de Janeiro.
O material que faz parte do Fundo Juca Chaves não possui documentos textuais. Basicamente são imagens de um período que vai de 1940 a 1964, trazendo registros de obras erigidas pela Empresa Construções Gerais – ECG, em Brasília, e em outros estados, além de imagens de familiares e amigos, festividades, condecorações e visitas ocorridas na nova capital e em outras localidades.
Além desse material, o pesquisador que tiver interesse em debruçar sobre esse tema, pode encontrar no ArPDF, depoimento que Juca Chaves concedeu em 25 de abril de 1989, para a linha de pesquisa Memória da Construção do Programa de História Oral.
Crédito da foto: Juca Chaves (à esq.) com funcionários da Novacap, à época da construção do Catetinho, o primeiro palácio do presidente JK em Brasília, em setembro de 1958.

 

Arquivo Público do Distrito Federal - Governo de Brasília

ArPDF

Setor de Garagens Oficiais SGO
Qd. 05 Lote 23 - CEP: 70.610-650 Brasília/DF - Tel.: (61) 3361-7739 arquivopublico@arquivopublico.df.gov.br